Aplicação do programa shuttle time no ensino do badminton na escola: refletindo relações de gênero
Por James Fernandes de Medeiros (Autor), Jocicleide de Sousa Freitas (Autor), Míria Figueiredo Etelvino (Autor), Antônio de Pádua dos Santos (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever sobre a questão de gênero nas aulas de badminton na Educação Física escolar. O estudo trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Participaram do estudo duas turmas de 7º anos de uma escola pública. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários e observação participante. Construímos uma sequência didática, contendo dez aulas com momentos dialógicos e vivenciais. Os dados revelam que a questão de gênero foi refletida e compreendida pelos e pelas estudantes nas aulas de badminton. Consideramos que os objetivos propostos na sequência didática foram alcançados, tendo em vista que as relações de gênero foram potencializadas por meio das vivências e das reflexões.