Resumo

Objectivos:
Este estudo procurou testar a eficácia do Modelo de Educação Desportiva (MED) no ensino dos conteúdos da disciplina de Didática de Atletismo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (MEEFEBS-FADEUP), com base na perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem. O objetivo principal foi, por um lado, aquilatar se a metodologia de ensino é apropriada para a compreensão dos aspectos técnicos e regulamentares fundamentais do atletismo e, por outro, verificar se os alunos aprenderam as características de MED (Siedentop, et al., 2011).

Métodos e resultados:
A amostra foi constituída por cinco turmas (± 30 alunos/turma) do MEEFEBS-FADEUP, tendo a experiência decorrido durante um semestre. A metodologia de ensino utilizada, procurou, simultaneamente, ensinar os conteúdos da disciplina de "didática do atletismo" e as características próprias do MED. Para este efeito, foram formadas 6 equipas dentro de cada uma das turmas e, em cada semana, uma das equipas (alunos-treinadores) era responsável por liderar a sessão na sua turma, ensinando um dos conteúdos do atletismo, distribuído aleatoriamente, às outras cinco equipas, de acordo com o preceituado pelo MED. Para a análise da percepção de aprendizagem e do conhecimento do MED, no final do semestre, os 25 capitães foram entrevistados seguindo as diretrizes propostas por Merriam (2001). Os dados foram analisados usando as comparações constantes (Lincoln & Guba, 1985) e os métodos de indução analítica (Patton, 1990) com o objetivo de identificar e extrair as categorias e os padrões de resposta comum. A maioria dos alunos confirmou ter aprendido: (i) os conteúdos da disciplina Didática de Atletismo; (ii) as características identificadoras do MED; e, (iii) a ensinar os conteúdos do atletismo através do MED.

Conclusões:
A metodologia de ensino utilizada revelou-se adequada para (i) desenvolver os conteúdos da disciplina de Didática de Atletismo e, (ii) transmitir os principais conceitos do MED. Futuras investigações irão procurar analisar o efeito da metodologia usada sobre a aprendizagem de alguns aspectos específicos das diferentes disciplinas do atletismo.