Aprender a Ensinar o Atletismo Através do Modelo de Educação Desportiva. Uma Experiência no Ensino Superior
Por Ramiro Rolim (Autor), Antonio Calderón Luquin (Autor), Peter A. Hastie (Autor), José Augusto Rodrígues (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objectivos:
Este estudo procurou testar a eficácia do Modelo de Educação Desportiva (MED) no ensino dos conteúdos da disciplina de Didática de Atletismo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (MEEFEBS-FADEUP), com base na perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem. O objetivo principal foi, por um lado, aquilatar se a metodologia de ensino é apropriada para a compreensão dos aspectos técnicos e regulamentares fundamentais do atletismo e, por outro, verificar se os alunos aprenderam as características de MED (Siedentop, et al., 2011).
Métodos e resultados:
A amostra foi constituída por cinco turmas (± 30 alunos/turma) do MEEFEBS-FADEUP, tendo a experiência decorrido durante um semestre. A metodologia de ensino utilizada, procurou, simultaneamente, ensinar os conteúdos da disciplina de "didática do atletismo" e as características próprias do MED. Para este efeito, foram formadas 6 equipas dentro de cada uma das turmas e, em cada semana, uma das equipas (alunos-treinadores) era responsável por liderar a sessão na sua turma, ensinando um dos conteúdos do atletismo, distribuído aleatoriamente, às outras cinco equipas, de acordo com o preceituado pelo MED. Para a análise da percepção de aprendizagem e do conhecimento do MED, no final do semestre, os 25 capitães foram entrevistados seguindo as diretrizes propostas por Merriam (2001). Os dados foram analisados usando as comparações constantes (Lincoln & Guba, 1985) e os métodos de indução analítica (Patton, 1990) com o objetivo de identificar e extrair as categorias e os padrões de resposta comum. A maioria dos alunos confirmou ter aprendido: (i) os conteúdos da disciplina Didática de Atletismo; (ii) as características identificadoras do MED; e, (iii) a ensinar os conteúdos do atletismo através do MED.
Conclusões:
A metodologia de ensino utilizada revelou-se adequada para (i) desenvolver os conteúdos da disciplina de Didática de Atletismo e, (ii) transmitir os principais conceitos do MED. Futuras investigações irão procurar analisar o efeito da metodologia usada sobre a aprendizagem de alguns aspectos específicos das diferentes disciplinas do atletismo.