Aprendizagem Ao Longo da Vida Sob a Perspectiva de Uma Treinadora em Projeto Social de Tênis
Por Taisa Belli (Autor), Mairin Del Corto Motta (Autor), Larissa Stevanato Casline (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A aprendizagem ao longo da vida é definida por Peter Jarvis como a combinação de processos e experiências que integram na biografia do indivíduo. O treinador, como um mediador fundamental no ensino do esporte, vivencia situações de disjunturas que permitem transformações pessoais e profissionais. Objetivo: relatar a experiência da treinadora no ensino-treino do Tênis em projeto social para crianças e adolescentes a partir da aprendizagem ao longo da vida. Desenvolvimento: Devido a participações como tutora e facilitadora em cursos de capacitação para treinadores e em disciplina da universidade sobre treinadores, a treinadora possuía conhecimentos prévios sobre os referenciais da pedagogia do esporte, processos pedagógicos, comunicação e metodologias de ensino-treino, que auxiliaram na estruturação das aulas. Estas correspondem a uma primeira aplicação prática da teoria pela treinadora (recém formada). Para estruturá-las, utilizou da mescla de metodologias (ensino tradicional e Pedagogia Não-linear), considerando o ensino baseado no jogo e centrado no aluno, buscou compreender o nível tático-técnico dos alunos. Diante disso, semanalmente, organizam-se os objetivos e conteúdos das aulas sendo estes aplicados na semana subsequente. Ajustes são realizados conforme a resposta da turma perante as atividades, buscando que o jogo dê jogo e possibilitando o entendimento dos alunos. As principais atividades dos treinos e observações sobre atividades, alunos, atitude da treinadora e sobre os próximos conteúdos a serem abordados nas aulas são dispostos em uma planilha e utilizados para próximos planejamentos. A disposição dos treinos aplicados na planilha permite uma re-visita da treinadora sobre os conteúdos e desencadeia um processo constante de disjunturas, que possibilita uma gestão para melhor ensino-treino da modalidade. Sugestão: sugerimos o compartilhamento da vivência com outros treinadores além de leitura de estudos sobre raquetes e busca por capacitações/cursos para auxiliar na formação constante do treinador.