Resumo

Mediante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) foi investigada a aprendizagem do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física, na linha de pesquisa - Educação Física no Ensino Fundamental. O objetivo consistiu em analisar como os estudantes do Ensino Fundamental aprendem o conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no nível de organização da identidade dos dados da realidade. No geral, buscou-se aproximação com o materialismo histórico-dialético no referencial teórico-metodológico, através do método da ascensão do abstrato ao concreto (KOSIK, 2011) e, na particularidade do campo, foi utilizada a pesquisa-ação, tendo como instrumentos técnicos o diário de campo e seminários e, como categorias analíticas - a contradição,, a realidade e possibilidade. Os sujeitos investigados foram três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual de Aracaju. Os resultados demonstraram que, após a sistematização de uma sequência didática subsidiada na Educação Física CríticoSuperadora, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental deram início à formação de representações sobre o jogo e brincadeiras; os do 2º ano ampliaram as representações, e o 3º ano deu um salto qualitativo consolidando a formação de representações sobre o conteúdo. Ou seja, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental concretizaram o salto qualitativo do primeiro ciclo, a qual consistiu em identificar o jogo e brincadeiras, contextualizando-os, relacionando-os ao lazer, à saúde e ao estudo, elaborando definições, refletindo sobre atitudes e habilidades, reorganizando o conhecimento tratado em aulas priorizando a constatação, interpretação, compreensão e explicação dos dados da realidade no nível da formação de representações, com extrapolação do conhecimento para a comunidade escolar mediante a exposição dos cartazes no seminário final e, com o festival que incluiu as turmas da escola que não estavam na investigação. Concluiu-se que a aprendizagem de jogo e brincadeiras, mediadas por um ensino organizado na perspectiva crítico-superadora e, tendo como atividade guia - o estudo, promoveram o desenvolvimento do psiquismo e da prática social nas crianças investigadas, mediante as reflexões sobre a prática do jogo e brincadeiras elencando as ações mentais de análise e síntese, comparações, pensamento crítico, adequados ao nível dos sujeitos investigados, concretizando o salto qualitativo, a contradição que efetivou a formação das representações na elaboração do pensamento sobre o conhecimento.

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