Resumo

A prática de habilidades motoras além de exercer um papel preponderante no desenvolvimento somático e funcional, também estimula e desenvolve as funções psíquicas (HURTADO, 1983). Sendo assim, a "educação" do corpo e do movimento corporal é importante como um instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo. Portanto, a aprendizagem e o desenvolvimento humano estão intrinsecamente ligados e a Teoria dos Sistemas Dinâmicos nos oferece subsídios para um melhor entendimento da relação entre eles. Buscou-se neste estudo relacionar o princípio da auto-organização no processo ensino-aprendizagem e sua contribuição ao desenvolvimento motor humano. Após a revisão da literatura, algumas considerações foram feitas no sentido da aprendizagem não dirigida ser compreendida nos sistemas auto-organizadores, reconhecendo o homem como um sistema aberto, onde interage com o meio, e assim, conhecendo a si mesmo, sua potencialidade, suas limitações, sua capacidade de criação, de pensamento, de liberdade de expressão e discernimento crítico, poderá atingir um papel significativo para seu "ser" diante dos padrões estabelecidos pela sociedade.