Aprendizagem no Futebol: Reflexões a Partir do Relato de Infância de Ex-jogadores
Por Thomas Guido Fische (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Como é que os jogadores de futebol profissional aprendem a jogar bem futebol? As novas tendências em Pedagogia do Esporte vêm demonstrando que a habilidade está intimamente ligada à riqueza das vivências e das interações dos indivíduos com os ambientes os quais estão inseridos, desde a infância. Diante disso, o estudo entrevistou ex-jogadores, de modo a saber como foram suas vivências nesse período e, através dos relatos, buscou identificar elementos que possibilitem reflexões acerca do tema da aprendizagem no futebol. Metodologia: A partir da metodologia da História Oral realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com ex-jogadores de futebol profissional. A análise dos relatos foi feita com a metodologia da Análise de Conteúdo. Resultados: Percebeu-se que os entrevistados tiveram muitas vivências em ambientes informais de aprendizagem (como a rua, os ‘campinhos’ e espaços quaisquer da escola, antes e depois das aulas), além de terem a bola como principal forma de brincar durante toda a infância, através de jogos-brincadeiras com familiares e amigos. Conclusões: O aprendizado do futebol por esses ex-jogadores está intimamente ligado à uma cultura lúdica protagonizada por jogos-brincadeiras de bola com pés, co-construída principalmente em ambientes informais de aprendizagem. A frequente e intensa relação desses ex-jogadores com a bola e suas brincadeiras, explica o desenvolvimento de tamanha habilidade a ponto de, posteriormente, tornarem-se atletas profissionais.