Aprendizagem socioemocional e implicações na formação, postura professoral e desempenho desportivo.
Por Gabriel Nunes Almeida (Autor), Stefani Caroline da Silva Sousa (Autor), Dagmar Aparecida Cynthia Hunger (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Literatura em Ciências do Esporte indica que o melhor desempenho do técnico(a) na performance da sua equipe é aquele(a) que atua como um professor(a) que educa o(a) jovem, relevando a sua formação cidadã, crítica e no que tange à aprendizagem socioemocional, a qual é imprescindível, principalmente, nas categorias de base, em que o jogador(a), ainda, está em processo de crescimento, desenvolvimento e formações física, técnica, tática e sobretudo emocional. Define-se o “aprendizado social e emocional” como um requisito curricular na formação estudantil de habilidades e competências do indivíduo para que tenha a condição da tomada de melhores e mais precisas decisões e, consequentemente, disciplina, empatia e melhores desempenhos nos âmbitos escolar, social e desportivo. No entanto, na presente pesquisa questionam-se como problemas: os cursos de formação acadêmica inicial e continuada têm objetivado o ensino de tais aprendizagens socioemocionais? E, quanto à atuação na formação e postura de técnicos(as) desportivos no âmbito da aprendizagem socioemocional dos(as) atletas? Para tanto, o universo da pesquisa qualitativa abrangeu dez técnicos(as) de equipes de alto rendimento e cinco de esporte universitário presentes nas trajetórias de dois ex-atletas (basquetebol e futsal), dois estudantes de graduação e uma professora universitária em educação física, do interior paulista, do país Brasil. Para a revisão da literatura realizaram-se estudos que abrangem as ciências do esporte e, especialmente, a neurociência.