Resumo

Literatura em Ciências do Esporte indica que o melhor desempenho do técnico(a) na performance da sua equipe é aquele(a) que atua como um professor(a) que educa o(a) jovem, relevando a sua formação cidadã, crítica e no que tange à aprendizagem socioemocional, a qual é imprescindível, principalmente, nas categorias de base, em que o jogador(a), ainda, está em processo de crescimento, desenvolvimento e formações física, técnica, tática e sobretudo emocional. Define-se o “aprendizado social e emocional” como um requisito curricular na formação estudantil de habilidades e competências do indivíduo para que tenha a condição da tomada de melhores e mais precisas decisões e, consequentemente, disciplina, empatia e melhores desempenhos nos âmbitos escolar, social e desportivo. No entanto, na presente pesquisa questionam-se como problemas: os cursos de formação acadêmica inicial e continuada têm objetivado o ensino de tais aprendizagens socioemocionais? E, quanto à atuação na formação e postura de técnicos(as) desportivos no âmbito da aprendizagem socioemocional dos(as) atletas? Para tanto, o universo da pesquisa qualitativa abrangeu dez técnicos(as) de equipes de alto rendimento e cinco de esporte universitário presentes nas trajetórias de dois ex-atletas (basquetebol e futsal), dois estudantes de graduação e uma professora universitária em educação física, do interior paulista, do país Brasil. Para a revisão da literatura realizaram-se estudos que abrangem as ciências do esporte e, especialmente, a neurociência.

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