Resumo

Desde sua criação, em 1981, a revista Em Aberto sempre abordou temas atuais, e, no decorrer dos anos, em vista da relevância de seus enfoques, teve de ampliar a tiragem, para atender a estudantes, profissionais e pesquisadores dos mais variados níveis e áreas de atuação.

O fato de, em 2012, terem decorrido três décadas desde a publicação do tema Desporto Escolar justifica por si só apresentar o movimento da relação entre a Educação Física Escolar e o esporte – suas leituras, interpretações, reinterpretações e as possibilidades que se configuraram no recorte temporal situado.

Se a relação entre esporte e escola tem se tornado um tema polêmico no decorrer dessas três décadas, atentemos então, desta feita, para a sua atualidade repleta de ambivalência: de um lado, o “espetáculo de poder” vem transvestido da sedução euforizante de “uma ideia no lugar”; de outro, uma ideia que não nos deixa sossegados, pois, sob o impacto do calor da hora de uma duração curtíssima de três anos, com a marca de espetáculo patrocinado pelo Estado, assusta-nos a possibilidade de usos e abusos de somas vultosas em gastos de recursos públicos para a realização dos dois megaeventos esportivos no Brasil: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

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