Resumo

APRESENTAÇÃO Este trabalho é um projeto do Movimento Estudantil. Fruto das discussões de fóruns do Movimento Estudantil de Educação Física - XVI ENEEF - Uberlândia - MG "Qualidade de Ensino: Políticas Públicas, Sociedade e Educação" que ocorreu de 30 de julho à 04 de agosto de 1995; e V Seminário sobre Movimento Estudantil e Esporte, V SMEE - Goiânia-GO no período de 19 à 21 de abril de 1996 com o tema "Esporte e Mídia". Esta publicação visa a organização dos debates travados em torno de temáticas como estas acima citadas, e a democratização destas discussões para um número maior de estudantes e professores, etc.; e acima de tudo busca o trabalho de registro histórico do movimento, que é um dos elementos que estamos procurando avançar nos últimos anos. Considerando o momento atual, em que os movimentos sociais encontramse desarticulados, devido à política instalada na sociedade, mais difícil torna-se o trabalho do M.E. que encontra-se fragilizado devido às dificuldades de organização, deficiência na formação política, recursos financeiros, apoio institucional e reconhecimento por parte dos colegas; visto que essa é uma luta coletiva, que tem princípios pautados na democracia, no direito à liberdade, igualdade social e ao repúdio às diversas formas de exclusão que encontram-se presentes em nossa realidade. Portanto, o Caderno de Debates têm significado de resistência; resistência à uma sociedade individualista, que apresenta-se cada vez mais forte em nossas vidas, não temos objetivos coletivos, vivemos em total desigualdade e a cada . momento que nos omitimos acentuamos e propagamos a "Sociedade do Caos" . Não seria hora de tentarmos nos contrapor a esta conjuntura? E mais, porque não resgatar a paixão que nos impulciona em busca de transformações, de um ideal de sociedade? É com esse tipo de pensar, que temos o maior prazer de apresentar à comunidade acadêmica, mais um CADERNO DEBATES, organizado e editorado pela Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - ExNEEF; Desejamos que este Caderno represente a luta por espaços de discussão e reflexão, assim como a produção do conhecimento por parte dos estudantes deste país, que tanto precisa da produção e democratização de saberes.

Ana Carla Dias Carvalho ;Raquel Moreira Silveira