Aproximações e Afastamentos Entre as Propostas Pedagógicas Críticas da Educação Física
Por Mainara Joaquim Motta (Autor), Bruna Carolini de Bona (Autor).
Resumo
O estudo se propõe a discutir as propostas pedagógicas que fundamentam o ensino da Educação Física. Definimos como objetivo geral abordar as tendências críticas da Educação Física, analisando suas aproximações e afastamentos com base na pesquisa bibliográfica. O estudo busca compreender as tendências pedagógicas Crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992) e Crítico-emancipatória (Kunz, 1991; 2014), levando em consideração a relevância e a representação social dessas duas tendências. Busca-se, por meio dessa pesquisa, que se evidencie a importância de ambas as propostas pedagógicas para a Educação Física, levando em consideração os pontos de aproximação e de distanciamento entre elas.
REFERÊNCIAS
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. In: Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, ago. 1999.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola, questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, Suraya Cristina; Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4 ed. Ijuí, Unijuí. 2014.
______ (Org.). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
______ Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.
______ Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.
______ Transformação Didático-Pedagógica Do Esporte. Ijuí;. Unijuí, 1994.
OLGÁRIA, C.F. Matos. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
TAFFAREL, Celi N. Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.