Resumo

O presente trabalho é parte de pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), cursado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo principal apontar, no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quais os pontos de interlocução entre a Educação Física (EF) e a Literatura? Sobre o diálogo entre EF e Literatura, Castro (2020) aponta que a abertura de “espaço para as narrativas literárias na aula de Educação Física pode contribuir para ampliar os meios de integração dos estudantes na cultura corporal [...] em um processo de conexão de saberes e transdisciplinaridade” (p. 39). A pesquisa é qualitativa do tipo documental, com características descritivas. A fonte de dados restringiu-se a um documento oficial, a BNCC, que se constituiu como fonte primária (MARCONI, LAKATOS, 2010). Do ponto de vista metodológico a pesquisa foi organizada em três etapas: pesquisa dos termos “literatura”, “literário” e “literária” no texto da BNCC, na parte de Educação Infantil, Ensino Fundamental e na área de Linguagens; seleção dos trechos do documento que apontam algum diálogo entre práticas corporais e literatura; análise dos resultados encontrados.

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