Apresentação

Parte de Gestão da Informação Sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Impactos Social e Científico da Rede Cedes . páginas 12

Resumo

As abordagens das Políticas Públicas aos setores do esporte e do lazer têm sofrido algumas alterações, pautadas na necessidade de conformação de diversos fatores, incluindo a configuração de novas redes de ações. Esta forma de gestão não se reduz apenas ao desenvolvimento de programas preestabelecidos em grupos, mas, leva em consideração os gestores, a própria sociedade e, inclusive, os protagonistas produtores de conhecimento e pesquisadores. Este é o formato da ação Política em foco neste estudo, referente à Rede CEDES, do Ministério do Esporte.

Esta perspectiva de revitalização de redes pode afetar, inclusive, a lógica dessas mesmas políticas, de modo dialético, uma vez que a função do Estado e a dos atores pertencentes à Rede se inter-relacionam, para desempenharem um papel importante de qualificação da Política Pública. Esse processo de tomadas de decisões baseadas em aspectos administrativos, em fatos empíricos, somados às reais demandas sociais, representa a complexidade das definições e da avaliação no campo das Políticas Públicas, instigando novos olhares.

Arquivo