Resumo

Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre saúde estão bem evidenciados na literatura científi ca. O objetivo do presente estudo foi descrever a aptidão ísica relacionada ao desempenho motor de crianças e adolescentes e examinar as diferenças de acordo com sexo, idade, tipo de escola (pública ou privada) e região geográfi ca da escola (urbana ou rural). Uma bateria de inco testes motores foi aplicada a 526 alunos entre sete e 15 anos do ensino fundamental de Rio Grande, RS: alto em distância parado, arremesso de "medicineball", barra modifi cada, corrida de 20 metros e quadrado. Os esultados apontam que o desempenho em todos os testes foi superior para os rapazes e aumentou iretamente com a faixa etária. Estes foram os principais preditores da aptidão física dentre as variáveis xaminadas. O tipo de escola só teve infl uência sobre o desempenho no teste de arremesso de "medicine-ball", em que alunos a rede privada obtiveram valores médios maiores. Escolares da zona urbana atingiram um melhor esempenho em todos os testes, exceto no teste de barra modifi cada (sem diferença por região geográfi ca). A realização de pesquisas com o mesmo enfoque em outras regiões do Brasil permitirá explorar a onsistência destes achados e compreender possíveis iferenças.

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