Aquisição de Habilidade Motora Discreta: Efeito do Número de Demonstrações
Por Alessandro Teodoro Bruzi (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Leandro Ribeiro Palhares (Autor), João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 30, n 1, 2019.
Resumo
Este experimento investigou os efeitos do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora discreta. Setenta e quatro universitários, de ambos os sexos, participaram desse estudo. Os participantes observaram um modelo duas ou dez vezes. Na fase de aquisição, os participantes foram requisitados a lançar um dardo por meio de um movimento antero-posterior em um alvo circular até atingir um desempenho critério. Não foram identificadas diferenças na aprendizagem entre os grupos na análise do escore. Contudo, dez demonstrações estimularam melhor do que duas demonstrações no que diz respeito ao desempenho do padrão correto e ao número de sujeitos que atingiram o desempenho critério. Os resultados indicam um efeito similar de ambos os números de demonstrações no desempenho e aprenizagem do arremesso de dardo de salão e que ambas as condições estimularam a capacidade dos aprendizes de detectarem informações relevantes para desempenhar a tarefa.