Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal identificar em qual área os egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física e do bacharelado em Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo atuam e também em quais ramos. Participaram 63 egressos, de ambos os sexos, formados no período entre 1998 e 2007, que responderam um questionário enviado por e-mail que continha quinze perguntas e esclarecimentos a respeito dos procedimentos de resposta. Os resultados mostraram, por meio de uma análise qualitativa, que 84,13% dos participantes estavam atuando na área, e a maioria, na área de bacharelado (79,36%). Oito dos profissionais formados atuavam na área de licenciatura e apenas cinco atuavam exclusivamente nessa área, os outros exerciam trabalhos paralelos. Dos profissionais que estavam atuando na Educação Física e Esporte, os ramos profissionais que mais apareceram se relacionaram ao Personal Trainner (39%), os denominados Técnicos” (32%) – professor responsável pela formação técnica e tática de equipes –, Preparadores Físicos (21%) e Gerente/Coordenador (17%), com um número menor de atuantes no ramo de musculação (7,5%), os ramos de atuação juntos recreação/ginástica/ginástica laboral/marketing e iniciação esportiva (3,7%), os ramos de arbitragem e avaliação física (1,7%), e por fim, outros ramos, totalizando 15%. Dentre os “Técnicos”, as modalidades que mais se destacaram foram a natação, o futsal e o basquete, aparecendo com 41,7%, 17,64 e 11,76%, respectivamente. Já as outras modalidades apresentaram 5,88% de “Técnicos” em cada uma delas. É importante apontar que os profissionais em geral, possuem mais de uma profissão e/ou cargo. Os dados do trabalho também mostraram que a evasão da área é pequena, e a maior concentração de empregos é em bacharelado em educação física/esporte. A minoria atua na área de licenciatura em educação física, com uma pequena parcela de atuantes na área de bacharelado em educação física/esporte em conjunto com a área de licenciatura em educação física

Acessar