Resumo

Muito se tem discutido sobre Artes Marciais e Lutas como conteúdo da Educação Física. Com o passar do tempo, e tendo em conta a contribuição que tais temas tiveram para a humanidade, o seu ensino começou a ser cada vez mais incentivado. Este cenário tem evoluído lentamente e enfrenta diversas dificuldades, sejam materiais ou pessoais, para a sua implementação ideal. O objetivo desta pesquisa foi apresentar um panorama da literatura mais recente que aborda o tema da utilização das Artes Marciais e da Luta nas aulas de Educação Física escolar considerando o contexto da realidade atual. O estudo caracterizou-se como uma revisão narrativa da literatura. Foram investigados e analisados ​​99 artigos e destes, 11 foram aceitos para compor a base deste estudo. Na discussão foram apresentados diversos pontos de vista relevantes sobre o tema e foi relatado um resumo de cada trabalho para apresentar os fatos de forma coerente. Ao final deste artigo, ficou claro que as Artes Marciais e a Luta proporcionam diversos benefícios físicos, sociais e mentais aos alunos. Observou-se que os professores relatam dificuldades em abordar esse tema, por falta de material e espaço ou falta de domínio do tema, causada por formação acadêmica superficial. Destacou-se também que as metodologias mais citadas para abordar o conteúdo em questão têm sido a utilização de jogos de oposição, jogos adaptados e apresentação do tema por especialistas convidados, sem dispensar o lúdico.

 

Referências

Barros, AM, Gabriel, RZ e Darido, SC (2011). Educação Física Escolar: compartilhando experiências. Editora Forte.

Barros, Facebook (2019). Artes marciais e Educação Física escolar: uma revisão de literatura [Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Educação Física. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília]. https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13446

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Darido, SC, e Souza Júnior, OM de (2015). Possibilidades de intervenção na escola. Editora Papirus.

 

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