As Apostilas de Recreação do Professor Odilon Barbosa: a Aposta em Um Dispositivo Didático (escola de Educação Física de Minas Gerais, 1965-1979)
Por Gyna de ávila Fernandes (Autor), Rodrigo Caldeira Bagni Moura (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O texto apresentado é resultante das investigações desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa denominado “Circularidade de modelos pedagógicos formação de professores de Educação Física em Belo Horizonte: vestígios de práticas no acervo do CEMEF/UFMG (1950- 1979)”. Dentre os amplos objetivos desse projeto, a intenção do eixo Dispositivos Didáticos é a investigação dos distintos artefatos produzidos, ou postos em circulação na Escola de Educação Física, para dar materialidade a métodos pedagógicos e científicos assumidos por professores para orientar sua prática docente. Estamos compreendendo como dispositivos didáticos os materiais empregados pelo professor com o objetivo de auxiliar na aprendizagem e de ser uma possibilidade para contribuir na fixação e apreensão do conteúdo abordado. Nesse trabalho pretendemos tatear as possibilidades de entendimento das apostilas do professor Odilon Barbosa, tomando-as como objeto de investigação e vislumbrando a possibilidade desse material ter sido utilizado, no seu contexto inicial, como dispositivos didáticos.