As Aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental em Diferentes Contextos: Dificuldades e Possibilidades em Meio à Pandemia
Por Elizaldo Inaldo da Silva (Autor), Peterson Amaro da Silva (Autor), Leandro Pedro de Oliveira (Autor), Fernando Oliveira de Lima (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 2, 2002.
Resumo
O presente estudo tem por objetivo trazer uma narrativa com enfoque nas dificuldades e possibilidades pedagógicas de três docentes que atuam em distintos contextos na Educação Física escolar, a saber: iniciativa privada em Guarulhos/SP e Redes Municipal e Estadual de São Paulo. O enfoque das narrativas está centrado no contexto da Pandemia (COVID-19), processo este que iniciou na segunda metade do mês de março de 2020 e ainda permanece em nosso meio. Os docentes, portanto, destacam que suas intervenções estiveram alicerçadas na reflexão após as ações e ainda, que essas mesmas intervenções careceram de iniciativas próprias, ancoradas na iniciativa em prol do alcance dos estudantes, bem como de princípios que envolvem a criatividade e seus direitos de aprendizagem. Nesse sentido, destaca-se a percepção de docentes que caminham em construir a história não à espera de algo a se fazer “por nós”, no sentido de esperar respostas ou agir perante orientações e publicações institucionais.