Resumo

Esta dissertação apresenta como objeto de estudo as brincadeiras historiadas na mediação pedagógica da Educação Física (EF) com a Educação Infantil (EI). São chamadas de brincadeiras historiadas as atividades que fazem articulação entre a contação de histórias, a dramatização e a Educação Física. A pesquisa tem como objetivos: a) identificar o que a pós-graduação em Educação Física no Brasil tem produzido sobre as práticas pedagógicas com o teatro e com a contação de histórias na Educação Infantil; b) investigar um movimento de pesquisa-ação com a Educação Infantil que mobilizou a contação de histórias, a dramatização, a literatura e a corporeidade na mediação pedagógica na Educação Física; e c) analisar uma proposta de mediação pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil que, por meio da contação de histórias e da dramatização, buscou reconhecer e valorizar o protagonismo infantil, a articulação curricular e as relações étnico-raciais. Para tanto, foram utilizados dois métodos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica, para produzir um estado do conhecimento acerca do que a pós-graduação em EF no Brasil tem produzido sobre práticas pedagógicas com o teatro e a contação de histórias na EI, e a pesquisa-ação existencial, ao realizar uma prática pedagógica que articula a Educação Física, a contação de histórias e a dramatização, buscando evidenciar o protagonismo infantil, a articulação curricular e as relações étnico-raciais. Para a produção de dados na pesquisa bibliográfica, foram utilizados o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, duas plataformas digitais para a busca de estudos sobre a temática do teatro e/ou contação de histórias no contexto de práticas pedagógicas com crianças na etapa da Educação Infantil. Na pesquisa-ação existencial, foram utilizados os seguintes procedimentos: observação participante, diário de campo, fotografias, vídeos, narrativas e desenhos das crianças e o aplicativo WhatsApp. Apesar de reconhecidos como linguagens essenciais na Educação Infantil, a contação de história e o teatro aparecem de modo periférico na maioria dos trabalhos, com pouca discussão em relação ao trato metodológico e à visibilidade das crianças nas produções. Os dados provenientes da pesquisa-ação foram analisados a partir de três princípios pedagógicos: o protagonismo infantil, as relações étnico-raciais e a articulação curricular. Por meio da articulação entre a contação de histórias (da literatura infantil com temáticas das culturas africana e afro-brasileira), a dramatização e a Educação Física (com as brincadeiras e os jogos), infere-se que as crianças tiveram vivências que foram significativas para os seus processos de aprendizagem e de socialização. Elas participaram ativamente de todo o processo e exerceram seu protagonismo, demonstrando suas agências e opiniões. Foi possível estabelecer diálogo entre os diferentes conhecimentos e sujeitos da comunidade escolar. Essa articulação foi construída no decorrer das mediações pedagógicas e potencializou os encontros. A princípio, a adesão dos docentes foi baixa e, durante o desenvolvimento das propostas, eles foram conquistados e se envolveram com a pesquisa. Nesse processo, houve episódios de preconceito e de resistência à temática das relações étnico-raciais, o que ratifica a necessidade e a relevância de um trabalho contínuo com o tema e com o engajamento na luta antirracista, rompendo com a folclorização da data comemorativa para abordar tais assuntos.

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