As contribuições de um produto educacional para o ensino das danças nas aulas de educação física escolar em uma perspectiva antirracista
Por Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), Luana Torquato Siqueira (Autor).
Resumo
Analisa um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, que é fruto de uma Pesquisa-ação com crianças do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de estudo do tipo descritivo-interpretativo, situado em uma abordagem qualitativa de investigação científica, que adotou como fonte o e-book intitulado: “Danças e Relações Étnico-Raciais”. A análise textual incidiu nas questões metodológicas, teóricas e experienciais do produto educacional. O resultado indica que o e-book tem características de uma Trilha de Aprendizagem para docentes, ancorado em uma perspectiva antirracista de educação. Evidenciou-se a Dança como conteúdo potente para a ampliação das narrativas das crianças com relação ao conhecimento sobre racismo estrutural, racismo religioso, estética negra e diversidade, contribuindo para a construção positiva das identidades delas e que o produto educacional é uma ferramenta relevante para a formação e para atuação no magistério.
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