Resumo

Analisa um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, que é fruto de uma Pesquisa-ação com crianças do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de estudo do tipo descritivo-interpretativo, situado em uma abordagem qualitativa de investigação científica, que adotou como fonte o e-book intitulado: “Danças e Relações Étnico-Raciais”. A análise textual incidiu nas questões metodológicas, teóricas e experienciais do produto educacional. O resultado indica que o e-book tem características de uma Trilha de Aprendizagem para docentes, ancorado em uma perspectiva antirracista de educação. Evidenciou-se a Dança como conteúdo potente para a ampliação das narrativas das crianças com relação ao conhecimento sobre racismo estrutural, racismo religioso, estética negra e diversidade, contribuindo para a construção positiva das identidades delas e que o produto educacional é uma ferramenta relevante para a formação e para atuação no magistério.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2021.

BARBIER, Renée. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Plano, 2002.

BARBIER, Renée. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

BOLDORI, Gabriel Ziel et al. Educação física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-22, 2022.

BOLZAN, Érica; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. Uso e apropriações das danças populares na educação infantil de Vitória/ES. Revista didática sistêmica, v. 23, n. 1, p. 162-177, 2021.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 30 mai. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Documento de área-ensino. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história cultural entre certezas e inquietudes. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2002.

CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em educação física escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, 2018.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: narrativas e contra narrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. 2002. 449f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2005.

GOMES, Nilma Lino (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003. Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2012.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores IBGE: pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=72421>. Acesso em: 2 mai. 2023.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2012.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez; 2003.

MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

MENDONÇA, Andréa Pereira et al. O que contém e o que está contido em um processo/produto educacional? reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para programas de pós-graduação na área de ensino. Revista de estudos e pesquisas sobre ensino tecnológico, v. 8, p. 1-22, 2022.

MILLER, Leandro Renan da Silva. Avaliação na educação física escolar: possíveis caminhos para as aprendizagens infantis. 2024. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.

MONTEIRO, Flávio. Caminhos para o aprendizado socioemocional nas aulas de educação física escolar. 2024. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.

MUNANGA, Kabengele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos PENESB, v. 12, p. 169-203, 2010.

PINHEIRO, Fabiana Fatima do Prado Sedelak; AIRES, João Paulo. Orientações para elaboração de produtos educacionais no mestrado profissional em ensino: exemplificando os tipos de produtos. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 16, n. 8, p. 12151-12168, 2023.

RIBEIRO, Débora; GAIA, Ronan da Silva Parreira. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas críticas, v. 27, p. 1-16, 2021.

RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.

RODRIGUES, Renata Marques. Conhecendo o mundo na escola: uma intervenção com a dança na educação infantil. Cadernos de formação RBCE, v. 6, n. 1, p. 80-90, 2015.

SANTOS, Kátia Ethiéne dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; TRINDADE, Sueli Perazzoli. Formação docente para a produção de material para a educação digital. Revista teias, v. 21, n. 60, p. 48-60, 2020.

SANTOS, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educação e pesquisa, v. 45, p. 1-15, 2019.

SILVA, Adalberto Conceição. História e cultura afro-brasileira “interface” com a Educação Física: investigação em duas instituições de ensino superior, em São Luís do Maranhão. São Paulo: Dialética, 2021.

SILVA, Claudio Nei Nascimento da et al. Determinantes metodológicos que entram na configuração dos mestrados profissionais no Brasil: concepções, método e resultados para a sociedade. A metodologia da pesquisa em educação profissional. In: SILVA, Claudio Nei Nascimento et al. (Orgs.). A metodologia da pesquisa em EPT. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2022.

SILVEIRA, Keylla Amélia Dares; ALVIANO JÚNIOR, Wilson. Educação para as relações étnico-raciais nas pesquisas em educação física e formação inicial: um estado do conhecimento. Práxis educativa, v. 17, p. 1-21, 2022.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SIQUEIRA, Luana Torquato. Danças nas aulas de educação física do ensino fundamental e as relações étnico-raciais: desafios e possibilidades. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.

Siqueira, Luana Torquato et al. Experiências pedagógicas da educação física com as culturas africanas e indígenas. Temas em educação física escolar, v. 8, n. 1, p. 01-16, 2023.

SOMBRA, Giovanni José Rocha; DE SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; MARTINS, Elcimar Simão Formação docente: os produtos educacionais de um mestrado profissional como práxis pedagógica. Ensino em perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2022.

SOUZA, Paloma Silva de. Políticas educacionais antirracistas: análise dos modos de enfrentamento ao racismo em escolas públicas brasileiras. 2022. 138f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, 2022.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto da (Orgs.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

VIDOTTI, Pedro Henrique Carbone; RAMOS, Glauco Nunes Souto. As dimensões do conhecimento na BNCC e nos planos de ensino de professores de educação física. Corpoconsciência, v. 27, p. 1-16, 2023.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como educar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Acessar