Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) vem se consolidando como uma importante ação do país para a formação inicial de professores e é identificado como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério que possibilita aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação”. Este estudo buscou investigar as contribuições que o PIBID proporcionou para a formação dos licenciados em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, com corte transversal. A amostra foi composta por 09 professores egressos do curso de Licenciatura em Educação Física, que participaram do Programa PIBID como bolsistas no convênio de 2010 a 2013. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado. O contato com a rotina da escola e a interação com alunos e funcionários é benéfica à formação de acadêmicos. Para o licenciando, o PIBID é oportunidade única de vivenciar o cotidiano da sala de aula, experiência esta de fundamental importância para o futuro exercício da profissão. O PIBID é um programa que contribui para a melhoria da qualidade da formação dos futuros professores que atuarão na Educação Básica. Dessa forma, conclui-se que essa política pública para a formação de docentes estreita a distância entre teoria e prática, conduz o licenciando a uma prática reflexiva e norteia a formação dos licenciados.

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