Resumo

No Brasil ainda encontramos evidências de grandes fragilidades nos cursos de licenciatura. Algumas dificuldades na Formação Docente encontradas por Sawitzki, Rosa e Gama (2016) são o distanciamento entre universidades e escolas, a ausência de formações continuadas atreladas as formações iniciais, uma formação engendrada na teoria e descontextualizada da realidade escolar. Em 2007, pensando no perfil de uma/a profissional mais capacitado/a, o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) lançou um edital de chamada pública para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em todo território brasileiro (BRASIL, 2007). O PIBID tem como objetivo principal inserir discentes com vínculos em cursos de graduação de licenciatura em escolas da educação básica, com intuito de compreender, ainda no processo de formação iniciação, a realidade do seu futuro lugar de trabalho, através de seus editais, convoca as escolas para serem protagonistas na Formação Docente. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou suas atividades no programa a partir de 2009, contudo o subprojeto do curso de licenciatura em Educação Física desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da UFMA (PIBID/EDF/UFMA), só começou a integrar o programa no ano de 2012 e nele encontramos elementos que nos instigam a pensar que o mesmo tem uma interface na pesquisa, tendo em vista que um de seus objetivos era que a partir dos diagnósticos e das vivencias na escola o/a bolsista em conjunto com o/a professor/a supervisor/a, pudessem conseguir compreender e transformar suas práticas em objetos de estudos (UFMA, 2011).

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