As contribuições do tripé ensino, pesquisa e extensão na formação docente do pibid: Uma análise no subprojeto de educação física do estado do Maranhão.
Por Antonio Higor Gusmão Dos Santos (Autor), Raimundo Nonato Assunção Viana (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
No Brasil ainda encontramos evidências de grandes fragilidades nos cursos de licenciatura. Algumas dificuldades na Formação Docente encontradas por Sawitzki, Rosa e Gama (2016) são o distanciamento entre universidades e escolas, a ausência de formações continuadas atreladas as formações iniciais, uma formação engendrada na teoria e descontextualizada da realidade escolar. Em 2007, pensando no perfil de uma/a profissional mais capacitado/a, o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) lançou um edital de chamada pública para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em todo território brasileiro (BRASIL, 2007). O PIBID tem como objetivo principal inserir discentes com vínculos em cursos de graduação de licenciatura em escolas da educação básica, com intuito de compreender, ainda no processo de formação iniciação, a realidade do seu futuro lugar de trabalho, através de seus editais, convoca as escolas para serem protagonistas na Formação Docente. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou suas atividades no programa a partir de 2009, contudo o subprojeto do curso de licenciatura em Educação Física desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da UFMA (PIBID/EDF/UFMA), só começou a integrar o programa no ano de 2012 e nele encontramos elementos que nos instigam a pensar que o mesmo tem uma interface na pesquisa, tendo em vista que um de seus objetivos era que a partir dos diagnósticos e das vivencias na escola o/a bolsista em conjunto com o/a professor/a supervisor/a, pudessem conseguir compreender e transformar suas práticas em objetos de estudos (UFMA, 2011).