Resumo

O presente estudo objetivou analisar a manifestação "dança" a partir dos referenciais de sagrado e profano, mais especificamente, por meio da atualização do modelo mitico em rituais, buscando reflexões sobre a necessidade de um (re)nascer do humano para formas diferenciadas de compreensão do mundo. Devido à necessidade de maiores aprofundamentos, primamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo. Num primeiro momento, discutimos questões em tomo da fragmentação e totalidade, dança, rito, mito e seu entrelaçamento, condição sagrada e profana da dança, religiosidade afro-brasileira, candomblé, dança ritual e tempo-espaço mítico. Num segundo momento, buscamos configurar a pesquisa de campo pelo cenário do terreiro pesquisado na Cidade de Campinas, com a participação de sujeitos dançantes em rituais, primando pela atualização de seus modelos exemplares na dança e de seu comportamento mítico. A partir de tais percepções, pudemos observar que os modelos exemplares são atualizados pela dança a partir da representação gestual dos orixás e que os conhecimentos são adquiridos durante um processo lento de iniciação e obrigações para com a religião. Os orixás são revividos, atualizados nessa sociedade moderna, através das mesmas lendas, das mesmas gestualidades e necessidades de consagração. Podem ser percebidas diferenças de um terreiro para outro, mas o gestual característico de cada orixá permanece o mesmo em essência, bem como o sentimento maior que leva homens e mulheres à unidade existencial. Por fim, procuramos traçar reflexões acerca da dança e de sua relação com o -sagrado e com a educação, pensando num (re) nascer do humano e apontando intenções rito-educacionais a partir da transposição das experiências do setor ritual para o educacional e, em especial, pela compreensão das "danças de orixás" enquanto um dos temas geradores a serem desenvolvidos, dada a sua riqueza gestual, mitológica e cultural 

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