As Determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor Sobre a Questão da Violência: a Segurança do Torcedor de Futebol na Apreciação do Espetáculo Esportivo
Por Priscila Augusta Ferreira Campos (Autor), Marcos de Abreu Melo (Autor), Bruno Otávio de Lacerda Abrahão (Autor), Silvio Ricardo da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 30, n 1, 2008. Da página 9 a 24
Resumo
O artigo analisa as determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT) sobre violência e segurança, a fi m de compreender quais sentidos os torcedores mineiros atribuem a tais aspectos na assistência ao futebol no estádio Mineirão. Para tanto, foram analisados: artigos do EDT que se referem à segurança e ao controle de atos violentos; entrevistas com torcedores no Campeonato Brasileiro de 2007, em Belo Horizonte (MG); além de se buscar um diálogo entre os discursos dos torcedores e as fontes ofi ciais relativas a ocorrências, audiências e atendimentos médicos nesse estádio. O EDT prevê mecanismos para fornecer segurança ao torcedor. Contudo, a sensação de segurança deste, durante a competição, não foi plena, contrariando os dados oficiais relativos à violência e à segurança nesse estádio.