As dimensões dos conteúdos e o atletismo

Parte de Atletismo na escola . páginas 25 - 38

Resumo

Ensinar o atletismo perpassa diferentes desafios que devem ser superados, tendo em vista ser uma das modalidades esportivas mais acessíveis e propícias para o ensino, dada a facilidade de inserção de crianças e jovens em sua prática. Portanto, para além do que se conhece do atletismo em termos competitivos, deve-se explorá-lo como conhecimento a ser veiculado pela Educação Física, abrangendo não apenas procedimentos, mas conceitos e atitudes. Qual deveria ser o ponto de partida para se ensinar o atletismo a partir das dimensões dos conteúdos? Se essa é uma questão recorrente, logo se verá que o ponto de partida dependerá das características de cada grupo, da estrutura e das possibilidades de desenvolvimento oferecidas pelo local em que será trabalhado e dos objetivos a serem atingidos pelo professor em cada uma de suas aulas. O fato é que, independentemente da idade, as crianças e os jovens deverão conhecer conceitos, procedimentos e atitudes (BRASIL, 1998) que os auxiliem a mergulhar profundamente no universo do atletismo, de modo que o conhecimento adquirido possa orientá-los na implementação de ações futuras,