As Dimensões dos Conteúdos no Ensino do Atletismo Para Adolescentes de Inhangapi/PA
Por Herberth Henrique dos Santos (Autor), Cassio Zacarias Lopes de Lima (Autor), Aline de Nazaré Oliveira Sena (Autor), Jacylene Larissa Belém da Costa (Autor), Antônio Valdir Monteiro Duarte (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A Educação Física enquanto disciplina curricular desenvolveu-se ao longo dos anos a partir do modelo tecnicista de ensino, havendo grande aderência entre os profissionais do campo da Educação Física e dos esportes (SOARES et. al. 2009). Neste ensaio, foram observadas aulas que privilegiam as dimensões dos conteúdos, para possibilitar que este seja tratado de forma abrangente, alcançando o que Rodrigues e Darido (2008) concebem como dimensão procedimental, conceitual e atitudinal. Assim, diante do tema esporte aplicado nas aulas, partimos da seguinte indagação: como os adolescentes apreendem o conteúdo trabalhado na perspectiva dessas dimensões dos conteúdos? E como objetivo o estudo tentou analisar o processo ensino-aprendizagem da modalidade atletismo observando as três dimensões.