Resumo

As disciplinas esportivas, tradicionalmente, ocupam urn grande espaco nos curriculos dos cursos de graduacao em Educacao Fisica e vem apresentando, no decorrer da historia, diversas caracteristicas negativas, amplamente apontadas por varios autores. Este estudo propoe-se a desvelar as caracteristicas destas disciplinas e o papel desempenhado por elas nos cursos atuais de graduacao em Educacao Fisica. Para isto, utilizou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa. Os dados foram coletados atraves de analise documental das grades curriculares e ementas; da observacao de aulas e de entrevistas realizadas com professores e alunos. A amostra selecionada compos-se de cinco instituicoes de ensino superior do estado de Sao Paulo, sendo duas publicas e tres privadas. Destas instituiroes foram escolhidas para analise as disciplinas relacionadas a modalidade esportiva Atletismo. Atraves destas analises percebeu-se que estas disciplinas tem demonstrado, ao menos no que tange as instituicoes estudadas, encontrar-se em um periodo de transicao, no qual abandonam algumas caracteristicas relativas ao modelo curricular tradicional - esportivo, e aproximar-se, cada vez mais, do modelo tecnico ¬cientifico. Em aluuns momentos, durante a coleta de dados, percebeu-se, tambem, a presenga de algumas caracteristicas defendidas pelo modelo curricular reflexivo. Quanto ao papel destas disciplinas, percebeu-se que os docentes a consideram como as responsaveis por dar condicoes basicas aos alunos, para que possam usufruir das modalidades esportivas como instrumentais para as intervencoes no mercado de trabalho, nos varios campos da Educacao Fisica. Percebeu-se, no entanto, que em uma das instituicoes de ensino analisadas, o docente responsavel pela disciplina estudada ainda a pauta por caracteristicas bastante tradicionais. Enfim, acredita-se que a proposta do modelo de formacao do protissional reflexivo deveria ser adotado totalmente ou, ao menos, parcialmente, para que estas disciplinas se tornassem muito mais significativas a formacao dos alunos

Acessar