As Disciplinas Gímnicas nos Cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná
Por Martina Ardengue de Araújo (Autor), Caroline Braguim (Autor), Juliana Pizani (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de documentos, como as disciplinas gímnicas presentes nos cursos de licenciatura em educação física do Estado do Paraná estão organizadas, a fim de identificar aproximações e/ou distanciamentos com as diretrizes que norteiam a educação básica, a amostra foi composta por oito universidades públicas do estado do Paraná que possuem o curso de licenciatura em educação física. Para a coleta de dados, entramos em contato com os coordenadores de curso para obter autorização, em seguida fizemos a coleta de dados que foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os conteúdos programáticos, ementas e objetivos das disciplinas apresentam relação com o preconizado nas Diretrizes Curriculares para a educação básica do estado do Paraná – educação física, indicando que a formação inicial em educação física nas IES pesquisadas fornece subsídios para o trabalho com a ginástica na educação física escolar.