Resumo

As eco-atividades possibilitam diversificar os tradicionais modelos e padrões de exposição de conteúdos, tendo um importante papel na inovação nas aulas de educação física, proporcionando aos alunos novas oportunidades pedagógicas. As eco-atividades possibilitam aos discentes vivenciar diferentes experiências em contato com a natureza, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, podendo contribuir significamente para a sensibilização e conscientização da importância de se preservar o meio ambiente. Este estudo iniciou-se após vivências no Projeto de Extensão EcoSuam, em que docentes e discentes de distintos cursos de graduação participam de atividades em meio natural,envolvendo caminhadas, banho de cachoeiras e rapel, todas realizadas na região de Campo Grande (RJ) onde se localiza um dos campus da UNISUAM. Através da observação assistemática percebeu-se que as eco-atividades estimularam os participantes a interagirem e ajudarem uns aos outros em situações de dificuldade em trilhas (como transpor uma árvore caída), a valorizarem a preservação do meio ambiente natural (era comum frases como ‘alguém deixou lixo aqui na trilha’ ou ‘como é que pode alguém pichar aquela pedra?’ ou ainda ‘olha como ficou essa árvore com as ancoragens que fizeram?’). Observou-se também que muitos alunos declararam que iriam ‘entrar em forma’ para poder fazer outras trilhas, mostrando que as eco-atividades podem ser um importante fator para a aderência a atividades físicas regulares, contribuindo sobremaneira para um estilo de vida ativo.

Acessar