As implicações da Hélice Quádrupla para o esporte e educação física
Por Carla isabel Paula da Rocha de Araujo (Autor), Felipe Amaral Barbosa (Autor), Mônica dos Anjos Costa Rezende (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo aborda as questões da Hélice Quádrupla (HQ) correlacionadas com o esporte e educação física em virtude da importância e escassez sobre esta temática. A ciência é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento, porém os investimentos na ciência parecem ser exclusivos de alguns países, tais como Estados Unidos, China, Japão e Europa. (MELÉNDEZ, 2018). O mundo está mais tecnológico, e a ciência e a inovação têm um papel importante. As universidades e Instituições tecnológicas são as principais fontes de formação de “agentes” que buscam alternativas para melhorar a vida da população. Para ocorrer a inovação é necessário que a ciência e a tecnologia estejam alinhadas a partir da integração público-privado. Mas para que isso aconteça é necessário que a educação empreendedora seja incorporada à formação estudantil. Esta é uma das condições críticas de sucesso no desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação. A Hélice Tríplice (HT) é um modelo caracterizado pela relação e interação entre três agentes (universidade, empresa e governo). Este surgiu para contrapor o modelo linear de inovação, que é um processo mais demorado. Por vulnerabilidades na HT surgiu a HQ proposta por CARAYANNIS e CAMPBELL. Esta está apoiada na percepção de como a “realidade pública” está sendo construída e comunicada pela mídia. À vista disso, a HQ acrescenta a sociedade civil organizada como agente de inovação. Nesta visão, a sociedade é construída pelas mídias e é influenciada pela cultura e valores. No mundo mais digital esse agente acaba ganhando mais importância no processo de inovação através das mídias sociais. Para a Educação Física e Esporte, o modelo HQ tem o potencial de promover desde pequenos a mega-projetos esportivos, que tais como a copa do mundo mobilizam o País no âmbito político, social, cultural, esportivo e econômico. Logo, é uma oportunidade para cientistas colocarem em prática novos estudos, cabendo às empresas executarem-nos. Por fim, os torcedores usuários e criadores de uma promoção do Super evento que vivem, compartilham o conteúdo em todos os lugares, compõem a quarta hélice.