As Lutas Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar: Um Olhar a Partir do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul
Por Raquel da Silveira (Autor), Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (Autor), Daiane Grillo Martins (Autor), Franscisco Rodrigues dos Santos (Autor), Bibiana Gonçalves Leite (Autor), Martins Farina (Autor), Leani Severo Silveira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Após a Educação Física escolar se tornar um componente curricular, houve por parte de algumas instituições uma preocupação com o que ensinar e de que maneira avaliar essa disciplina. A partir disso, foram formulados modelos curriculares, tanto a nível nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s), como também a níveis regionais. No Rio Grande do Sul, há o Referencial Curricular (2009) elaborado para servir de embasamento às escolas públicas estaduais. A partir desse contexto, estamos realizando uma pesquisa com o objetivo de compreender de que forma é tratado o conteúdo de Lutas nesse documento. Para isso, utilizamos como metodologia a pesquisa documental. Até o momento, constatamos que o Referencial propõe o conteúdo de lutas a ser trabalhado de forma diferenciada ao espaço extra-escolar. No entanto, percebemos que as lutas são tratadas de forma a enfatizar modalidades institucionalizadas. Além disso, a elas é dedicado o menor tempo proposto comparado aos demais conteúdos sugeridos a serem abordados nas aulas de Educação Física.