Resumo


Após a Educação Física escolar se tornar um componente curricular, houve por parte de algumas instituições uma preocupação com o que ensinar e de que maneira avaliar essa disciplina. A partir disso, foram formulados modelos curriculares, tanto a nível nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s), como também a níveis regionais. No Rio Grande do Sul, há o Referencial Curricular (2009) elaborado para servir de embasamento às escolas públicas estaduais. A partir desse contexto, estamos realizando uma pesquisa com o objetivo de compreender de que forma é tratado o conteúdo de Lutas nesse documento. Para isso, utilizamos como metodologia a pesquisa documental. Até o momento, constatamos que o Referencial propõe o conteúdo de lutas a ser trabalhado de forma diferenciada ao espaço extra-escolar. No entanto, percebemos que as lutas são tratadas de forma a enfatizar modalidades institucionalizadas. Além disso, a elas é dedicado o menor tempo proposto comparado aos demais conteúdos sugeridos a serem abordados nas aulas de Educação Física.
 

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