Resumo

Introdução: A compreensão acerca das lutas nas aulas de Educação Física (EF) escolar se dá pela sua integralidade nos conteúdos da cultura corporal do movimento humano. Desta forma, a formação de professores de EF, especificamente os cursos de licenciatura, necessitam apresentar disciplinas relacionadas às lutas em suas matrizes curriculares a fim de formar professores capazes de tematizar este conteúdo em suas diferentes dimensões visando a atuação profissional futura. Objetivo: Analisar as matrizes curriculares das disciplinas de lutas ofertadas em cursos de licenciatura em EF de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Metodologia: O estudo caracterizado como descritivo e de fonte documental investigou disciplinas de lutas de 67 IES, considerando suas nomenclaturas e ementas. Resultados: Foram encontradas 131 disciplinas correspondentes às lutas, sendo 76 com nomenclaturas de lutas e/ou artes marciais e, 55 com a nomenclaturas de modalidades específicas de lutas. Destas, 80 ementas foram analisadas, das quais pode-se identificar a predominância dos aspectos conceituais, seguidos dos aspectos pedagógicos e aspectos técnicos e por fim, de modalidades específicas de lutas na descrição das ementas. Conclusão: No seu cômputo geral, as IES analisadas apresentam, em suas matrizes curriculares, distintas disciplinas referentes às lutas e, nessa diversidade, pode-se constatar que alguns equívocos prevalecem mediante a leitura dos resultados. Deste balanço, pode deduzir-se que as IES devem apresentar um enfoque para o contexto escolar, objetivo fundamental do curso de licenciatura, ademais, diversificar os processos de ensino e propiciar reflexões acerca do conteúdo. Além disso, sugere-se que as IES promovam ações que enriqueçam os conteúdos dessas disciplinas, qualificando a formação dos professores de EF, para que em sua intervenção profissional sejam capazes de superar os paradigmas e tensões em torno do conteúdo lutas no contexto escolar.

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