As Lutas na Formação de Professores de Educação Física: Uma Análise das Disciplinas nos Cursos de Licenciatura
Por Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Allana Alexandre Cardoso (Autor), Renato Daniel Trusz (Autor), Amândio Braga Santos Graça (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A compreensão acerca das lutas nas aulas de Educação Física (EF) escolar se dá pela sua integralidade nos conteúdos da cultura corporal do movimento humano. Desta forma, a formação de professores de EF, especificamente os cursos de licenciatura, necessitam apresentar disciplinas relacionadas às lutas em suas matrizes curriculares a fim de formar professores capazes de tematizar este conteúdo em suas diferentes dimensões visando a atuação profissional futura. Objetivo: Analisar as matrizes curriculares das disciplinas de lutas ofertadas em cursos de licenciatura em EF de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Metodologia: O estudo caracterizado como descritivo e de fonte documental investigou disciplinas de lutas de 67 IES, considerando suas nomenclaturas e ementas. Resultados: Foram encontradas 131 disciplinas correspondentes às lutas, sendo 76 com nomenclaturas de lutas e/ou artes marciais e, 55 com a nomenclaturas de modalidades específicas de lutas. Destas, 80 ementas foram analisadas, das quais pode-se identificar a predominância dos aspectos conceituais, seguidos dos aspectos pedagógicos e aspectos técnicos e por fim, de modalidades específicas de lutas na descrição das ementas. Conclusão: No seu cômputo geral, as IES analisadas apresentam, em suas matrizes curriculares, distintas disciplinas referentes às lutas e, nessa diversidade, pode-se constatar que alguns equívocos prevalecem mediante a leitura dos resultados. Deste balanço, pode deduzir-se que as IES devem apresentar um enfoque para o contexto escolar, objetivo fundamental do curso de licenciatura, ademais, diversificar os processos de ensino e propiciar reflexões acerca do conteúdo. Além disso, sugere-se que as IES promovam ações que enriqueçam os conteúdos dessas disciplinas, qualificando a formação dos professores de EF, para que em sua intervenção profissional sejam capazes de superar os paradigmas e tensões em torno do conteúdo lutas no contexto escolar.