As Mulheres Como Autoras: Produção e Circulação do Conhecimento Sobre Educação Física em Impressos Capixabas (1932?1936)
Por Marcela Bruschi (Autor), Omar Schneider (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 1, 2019. Da página 116 a 123
Resumo
Este estudo investiga a sistematização de saberes sobre a educação física em forma de monografias, escritas por alunas da EsEFES e publicadas em impressos locais entre 1933 e 1936. Usa os conceitos estratégia e tática para dar a ver as lutas de representação sobre os saberes autorizados da educação física e opera com o paradigma indiciário na análise das fontes. Trabalha, como fontes, com o Arquivo Permanente do Cefd/Ufes, o Diário da Manhã e a Revista de Educação. As monografias publicadas revelam as práticas discursivas autorizadas na EsEFES. A reprodução dos saberes é vista como uma tática empregada por professoras, que buscaram, dentro de um espaço dominado pelos homens, obter capital simbólico para se tornar autoridades em educação física no Espírito Santo.