Resumo
Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, teve como objetivo investigar como as pedagogias que aderem aos pressupostos das pedagogias do aprender a aprender estão presentes na formação dos professores de educação física, e, quais as implicações desta presença na formação destes futuros professores. Para a realização desta pesquisa bibliográfica e documental, escolhemos como referência teórico-metodológica a concepção materialista e dialética da história que nos permite concluir que a produção do conhecimento e as políticas são a expressão dos projetos em conflito em uma dada formação social e histórica. Nesta pesquisa partimos da hipótese de que as concepções teórico-metodológicas que orientam o currículo expressam vínculos dos intelectuais com os projetos das classes em disputa na formação social brasileira. A pesquisa foi desenvolvida a partir da revisão da produção do conhecimento que subsidia e faz a crítica às pedagogias do aprender a aprender. Pela revisão bibliográfica buscamos, ainda, reconhecer a conjuntura das políticas educacionais na qual as pedagogias do apreender a aprender são disseminadas e implantadas no Brasil. Em seguida, realizou-se a pesquisa documental, tendo como fontes os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Estaduais Paranaenses situadas em Londrina e Maringá (UEM e UEL) e as Teses e Dissertações elaboradas pelo Núcleo Docente Estruturante dos dois Cursos. Na análise documental buscamos as concepções ontológicas (como o homem se faz homem?) e gnosiológicas (que tratam da possibilidade humana para conhecer o mundo) presentes na posição dos professores responsáveis pela formação. A análise das teses e dissertações permitiu concluirmos que as pedagogias do aprender a aprender estão presentes na formação dos futuros professores de Educação Física da UEL e da UEM, de forma hegemônica na UEL e atrelada a outras concepções pedagógicas na UEM.