As Perspectivas dos Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Sobre os Jogos de Oposição nas Aulas de Educação Física
Por Tyronne Lemos Maia (Autor), Greyce Any Sousa Mateus (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A luta faz parte dos conteúdos da educação física (EF), pois é conhecimento integrado a cultura corporal de movimento. A luta pode ser definida como uma: “Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.” (GOMES, 2008, p. 49). No âmbito escolar, ainda há negligência sobre alguns conteúdos, seja por insegurança ou por desconhecimento sobre o assunto. Esse cenário é muito forte no que diz respeito ao ensino das lutas, como evidenciado no estudo de Ferreira (2006). Desta forma, este estudo problematiza o uso dos jogos de oposição verificando as possíveis contribuições dos mesmos para o ensino e aprendizagem dos estudantes sobre as lutas nas aulas de EF.