As Políticas Públicas de Lazer e a Implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais: o Que Diz a Literatura?
Por Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esse texto busca perceber os limites e avanços no conhecimento da problemática do lazer que nos possibilite compreender a relação entre lazer/educação. Para isso, atemo-nos a revisão teórica referente a políticas públicas de lazer, buscando compreender o seu percurso até chegar à escola, e de que maneira as questões foram sendo contempladas. O fizemos através de (1) produções que discutem as políticas de lazer enquanto um direito social, e (2) as que discutem a elaboração e implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Optamos por assim fazer pelo fato de não termos encontrado, até o momento, pesquisas específicas sobre o lazer proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física para o ensino fundamental - objeto de nossa pesquisa de Mestrado. Nossas percepções iniciais apontam a explícita influência da situação política e social que permeava o país sobre o discurso oficial dos PCNs. Concluímos parcialmente que a política para o lazer de crianças e jovens das escolas públicas mostra-se esvaziada de caráter social a partir do momento em que o uso da escola como equipamento público justifica (compensa) a falta de planejamento urbano que ofereça espaços comunitários e opções para a vivência do tempo livre, em atividades de escolha livre, e fora da escola.