As preferências de alunas do ensino fundamental e médio pelas modalidades esportivas nas aulas de educação física escolar
Por kelly walesca bezerra lira (Autor), Bruno Rodrigo Da Silva Lippo (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
O estudo tem como objetivo identificar as preferências esportivas de alunas do Ensino Fundamental e Médio nas aulas de Educação Física com o intuito de analisar e discutir sobre possíveis interferências sociais, culturais e políticas diante dessas preferências levantando como esses elementos afetam no contexto das aulas. A hipótese é que a preferência das alunas gire em torno das modalidades esportivas coletivas com ênfase no futebol e voleibol. Considerando que o esporte tornou-se um conteúdo recorrente, quase que hegemônico nas aulas de Educação Física, estudos indicam a prática das modalidades esportivas de forma desigual entre meninos e meninas. Indicam também uma ocupação generificada dos espaços esportivos das escolas, poucas oportunidades, dificuldades, comparações que geram aversões e preconceitos encontrados pelas meninas durante as aulas e com isso há pouca participação e desmotivação das mesmas. Este é um estudo qualitativo que assume como método a revisão sistemática da literatura adotando a técnica de análise de conteúdo. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e Lilacs e na ferramenta de busca Google acadêmico a partir dos descritores citados neste estudo. Foram selecionados inicialmente estudos a partir do título e da leitura dos resumos sem determinação de período/ano. Em um segundo momento, foi realizada a leitura na íntegra dos estudos encontrados para delimitar a análise e assim foram selecionados onze estudos para compor a amostra a partir dos critérios de inclusão e exclusão descritos neste estudo. Como resultado, identificou-se que, oito dos onze estudos apontaram o voleibol como modalidade preferida entre as alunas. Entende-se que há uma relação forte entre o esporte nas aulas de Educação Física, as influências do contexto social do local, as oportunidades de práticas, as influências midiáticas sobre grandes eventos esportivos e as preferências esportivas, fator que interfere no cotidiano escolar por estar associada também à motivação nas aulas. Em consideração a isso, é necessário reafirmar que a Educação Física na escola deve assumir o papel de oportunizar, diversificar, de buscar romper com estereótipos e padrões por meio da cultura corporal, promover vivências, experimentações e discussões diversas para ampliar o poder de criticidade e autonomia dos estudantes para cumprir com o objetivo de contribuir para uma sociedade consciente e mais justa.