As Relações dos Sujeitos com os Saberes Como Elemento Constituinte da Construção Curricular e da Educação Física
Por Natacha da Silva Tavares (Autor), Amanda Dória de Assis (Autor), André Osvaldo Furtado da Silva (Autor), Jéssica Serafim Frasson (Autor), Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor).
Resumo
Resumo
Este texto é fruto de uma pesquisa realizada através de um estudo de caso etnográfico, tendo a produção das informações por meio de entrevistas, observação participante registrada em diário de campo, grupos de discussão e análise de documentos. Nesse texto nos propomos a analisar como as relações dos sujeitos com os diferentes saberes ressoam na construção curricular de uma escola e da Educação Física. A análise permitiu compreender que a construção curricular da escola, além de outros elementos, sofre ressonâncias e é constituída pelas relações construídas entre os sujeitos e os diferentes saberes, através de suas experiências em meio ao cenário sociocultural
Referências
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Florianópolis,v.20, n. Especial, p. 17-34, jul./dez.2002.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. In.: LARROSA, Jorge. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrative y educación. Barcelona: Laertes S.A. de Educaciones,1995.
FICHTNER, Bernhard. O conhecimento e o papel do professor. In.: LIBÂNEO, José. Carlos.; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
FIGUEIREDO, Zenólia Cristina. Experiências Sociocorporais e Formação Docente em Educação Física. Revista Movimento, v. 14, n. 1. P. 85-110. Jan/Abr 2008.
FLORES, José Inácio Rivas et al. Construyendo Camino. In.: RIVAS, José. Ignácio. Historias de vida en educación: Sujeto, diálogo, experiência. Barcelona: Dipòsit Digital UB, 2012.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ILHA, Franciele Ross. A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. Tese de doutorado, Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. 2015.
LOPES, Andressa Ceni; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. S; OLIVEIRA, Mateus Ceni. A “Releitura” da Narrativa de um Professor de Educação Física de uma Escola da RMEPOA - RS. Anais do V Congresso Estadual de Educação Física na Escola: a Educação Física na área das linguagens, Lajeado: Ed. da Univates, 2016.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p.
MEDINA, João Paulo Subira. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. 9' ed. - Campinas, SP: Papirus, 1990.
MEDINA, João Paulo Subira. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. HUNGARO, Edson Marcelo; ANJOS, Rogério; BRACHT, Valter. colaborador(es). 25. ed. Campinas (SP): Papirus; 2010.
MOLINA, Rosane Kresburg. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. (orgs.). A Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira A construção identitária nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; CANDAU, Vera Maria. F. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23, Mai/Jun/Jul/Ago,p. 156 – 168. 2003.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, Vicente.; TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, p.61-99, 2010.
NERY, Vanderlei Elias. Currículo como processo vivenciado na escola. Revista Espaço Acadêmico, 2009. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/096/96nery.htm Acesso em: 29 nov. 2016.
NUNES, Mario Luiz Ferrari.; RÚBIO, Kátia. O(S) Currículo(S) da Educação Física e a Constituição da Identidade de Seus Sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.55-77, 2008.
SANTOS, Marzo Vargas. O estudante negro na cultura estudantil e na educação física escolar. Dissertação (mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, 240p.
SOUZA, Marilene Proença Rebello; VIÉGAS, Lygia de Souza. As relações entre professores e alunos na sala de aula: algo mudou, muito permaneceu. In: LIBÂNEO, José. Carlos.; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, 551p.
TAVARES, Natacha da Silva; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz.; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental, Suas Formas E Seus Lugares No Currículo Escolar: um estudo de revisão. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 275-290, 2018.
TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987, 175p.
ZABOLI, Fábio; SILVA, Renato Izidoro; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Cisão Corpo/Mente na Escola: Uma Analise a Partir da Epistemologia Social. Educação Temática Digital, Campinas SP, v.8, n.1, p.10-32, dez. 2006.