Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar representações sociais sobre corpo no imaginário de mestrandas vinculadas a programas de pós-graduação stricto-sensu em educação física, de universidades públicas do Estado do Paraná. Tomando o corpo como objeto de estudo, entendemos que os sentidos a ele atribuídos são sínteses de dimensões da formação do profissional de educação física e de representações que circulam no imaginário social. A teoria das representações sociais, proposta por Moscovici (2005), proporcionou as condições teóricas básicas para que se compreendesse o objeto investigativo, e a técnica de análise do discurso, de Orlandi (1996), possibilitou o tratamento dos dados coletados por meio de entrevista semi-estruturada realizada junto a treze mestrandas vinculadas aos programas que integram a pesquisa. Construiu-se como núcleo central da representação um corpo funcional pautado na saúde e, como sistema periférico, os seguintes aspectos: a) saúde relacionado com funcionalidade corporal, hábitos saudáveis e atividade física; b) formação continuada, relação entre a graduação e a pós-graduação; c) intervenção profissional orientada pelo campo da academia de ginástica; d) deslocamento dos sentidos instituídos sobre o papel social do personal trainer; e) corpo desejo/sonho. Os resultados da pesquisa mostram que as representações de corpo das mestrandas continuam apoiadas nas relações cotidianas e nos discursos que estão imbricados na e pela sociedade, na qual o corpo perfeito "magro e/ou moldado/sarado" continua sendo o padrão social de beleza.

Acessar Arquivo