Resumo

Este estudo2 tem como objetivo analisar o desenvolvimento de discursos sobre a dança na imprensa periódica de Educação Física durante as décadas de 1930 e 1940. Para tanto, utiliza as primeiras revistas de Educação Física criadas no Brasil: a Revista de Educação Física (do Exército) (REFE) (1932-2022); Educação Physica (EPHy) (1932-1945); Revista Brasileira de Educação Física (RBEF) (1944-1952); e Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (AENEFDs) (1945-1966). Interrogar as fontes históricas é uma oportunidade para compreender o papel dos impressos na produção de conteúdos para as disciplinas escolares e dos discursos que buscavam atribuir significados às práticas projetadas. Neste caso, a dança e a sua conformação teórica e prática no espaço da escolarização passa pelo mundo dos impressos e dos autores que se colocavam na condição de mediadores de um saber que poderia compor o hall de conhecimentos dos professores nas décadas de 1930 e 1940. Mobilizamos os conceitos de lutas de representações (CHARTIER, 1990), de práticas de consumo e apropriação, tática e estratégia (CERTEAU, 1994) para compreender as disputas sobre os usos desse conteúdo na escolarização. Metodologicamente, utilizamos a crítica documental (BLOCH, 2001; CHARTIER, 1990) e o paradigma indiciário (GINZBURG, 1999) para analisar os impressos e a temática.