As Trajetórias (auto)formativas do Projeto Flores do Monte na Residência Pedagógica em Educação Física da Universidade Federal do Ceará
Por José Jardier Teixeira de Oliveira (Autor), Samara Maia Andrade Queiroz (Autor), Andréa Lima Girão (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Tayronne Lemos Maia (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
O programa de Residência Pedagógica (RP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tem o objetivo de aperfeiçoar o processo formativo dos participantes por meio da vivência à docência, intervindo em projetos que fortaleçam suas práticas, com a supervisão e a orientação de professores experientes. Segue relato de um residente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. No início do programa de RP na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Francisco de Almeida Monte, nos deparamos com uma situação, infelizmente, cotidiana nas aulas de educação física: parte significativa das turmas estava sem estímulo ou interesse em participar da aula. Percebemos que o desinteresse era maior entre as meninas, situação que corroborava com os resultados do diagnóstico Nacional do Esporte, realizado em 2013, que demonstrou que 45,9% da população, correspondente a 67 milhões de habitantes, se autodeclarava sedentária. Dentre esses, 50,4% eram mulheres.