Resumo

O objetivo do presente estudo é identificar os efeitos da separação de formação
na área do conhecimento da Educação Física, a partir da Resolução 1 e 2 de
2002 e Resolução 7 de 2004, instituídas pelo Ministério da Educação, que por
sua vez, determinam a formação do professor de Educação Física para a
Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio
(licenciados) separada da formação profissional para áreas não escolares
(bacharéis), porém focando a formação dos licenciados. Para tanto, fez-se um
levantamento teórico sobre os aspectos legais da formação profissional em
Educação Física, desde sua inclusão na Constituição de 1937 até as Resoluções
que instituíram a separação da formação. Num segundo momento estabeleceuse uma descrição da preparação entendida como necessária e viável para os
futuros profissionais da área escolar. Utilizar-se-á como metodologia um estudo
descritivo e exploratório buscando identificar se ocorreram mudanças do ponto
de vista didático-metodológico que capacitam os futuros professores para
docência escolar. Os sujeitos da pesquisa são os alunos de 3º ano do curso de
Licenciatura em Educação Física, concluintes da nova formação profissional e
alunos de 4º ano co curso de Licenciatura Plena em Educação Física, concluintes
da antiga formação profissional. O instrumento de pesquisa utilizado será um
questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas. Os dados
obtidos poderão indicar alterações significativas dentro da formação
profissional, apontando assim, acertos do ponto de vista das concepções de
formação, porém também, ajustes necessários que não foram contemplados
com as novas mudanças, sendo que apenas o tempo poderá mostrar.

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