Resumo
O presente estudo propôs-se a investigar o problema da falta de material didático e pedagógico de Educação Física nas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro, a fim de apurar as suas causas e oferecer subsídios que possam atenuar ou eliminá-lo.A pesquisa de campo envolveu setores que participam do processo de compras desse material, subdividindo-os em dois grupos de sujeitos, diferenciados na linha de comando hierárquico, além de promover levantamento de dados ao nível das escolas, onde existe o problema.Aplicou-se dois instrumentos de consulta: um roteiro de entrevistas semi-estruturadas gravadas e um questionário realizado com perguntas fechadas e abertas, respondido por professores da matéria.A análise do conteúdo dos instrumentos concluiu pela procedência das hipóteses inicialmente formuladas e de outra vislumbrada no decorrer dos trabalhos, que confirmavam a falta do material reclamado e a insuficiência de verbas orçamentarias próprias para adquiri-lo, além de constatar a inércia e o despreparo da máquina burocrática da Administração Pública, sério fator de agravamento da questão.Sugere-se a capacacitação e reciclagem permanente do pessoal que trata do assunto, assim como prover-se a Lei de Orçamento com dotações específicas e suficientes para suprir as necessidades desse material pedagógico, ao mesmo tempo, atue-se, sobre consciência crítica de autoridades com poder de decisão, no sentido de redirecioná-la em prol dos interesses públicos e coletivos, para fortalecer o sistema educacional de ensino com vistas a formar cidadãos aptos para o exercício de cidadania, compromisso ético e constitucional da própria Sociedade, beneficiária maior da excelência do produto que se forjar nas Escolas: o aluno.