Aspectos Conceituais

Parte de Intervenção profissional e formação superior em educação física: articulação necessária para a qualidade do exercício profissional . páginas 13 - 27

Resumo

A apresentação de alguns aspectos conceituais caracterizadores da Educação Física brasileira não objetiva recuperar, ou rememorar, o percurso histórico dessa área de conhecimento. A tarefa de discutir os aspectos epistemológicos subjacentes ao termo Educação Física exigiria, por imposição científica e ética, rever inúmeros estudos e revisitar pensadores que tratam da teoria que fundamenta a Educação Física, incluindo investigações sobre a natureza da terminologia que a identifica. Historicamente, os estudiosos do assunto apontam dificuldades para abarcar as inúmeras dimensões que envolvem a compreensão do que seja a Educação Física e o seu objeto de estudo, uma vez que esta abordagem exige compreensão dos tempos históricos e das diferentes concepções de sociedade, de sujeito, de educação, de saúde, de corpo, entre outras. Aspectos que igualmente fundamentam e caracterizam a trajetória da Educação Física, desde a ginástica do Brasil Colônia até os dias atuais.