Aspectos Didáticos da Educação Física

Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 112 - 126

Resumo

A prática e as filas Muitos professores ainda têm dificuldades em organizar as atividades esportivas de modo a evitar longas filas, principalmente quando ensinam fundamentos esportivos. A organização da atividade faz com que muitos alunos permaneçam durante muito tempo nas filas, estimulando atos de indisciplinar e a prática das habilidades motoras. Os professores devem ter como lema básico que todos devem estar em ação o máximo de tempo possível. Isso exige que o planejamento e a organização das atividades prevejam o quantitativo de crianças participantes, a quantidade de materiais disponibilizados e o espaço. É inconcebível que as crianças fiquem em filas de estafetas por mais de três ou quatro minutos em compasso de espera. Esta condição, com certeza, desestimulará a concentração e o envolvimento das crianças na ação. Os professores devem ficar atentos a isso e evitarem ao máximo essas situações. Em casos especiais, procurem organizar uma situação em que, mesmo em situação de espera, os participantes tenham uma função relacionada, pois dessa forma se sentirão envolvidos e atuantes. Por exemplo, se a proposta for a de realizar atividades de estafeta, é possível dividir os alunos em vários grupos, evitando longas filas. Assim, ao invés de utilizar dois grupos de 15 alunos, é preferível organizar cinco grupos com seis alunos cada. Vale lembrar que para garantir aprendizagem é preciso que os alunos pratiquem a mesma atividade várias vezes, assim, faz-se necessário evitar longas filas de espera.