Aspectos Políticos e Pedagógicos da Educação Física em Zonas de Risco e Vulnerabilidade Social: Uma Experiência na Escola de Educação Básica Celso Ramos – Florianópolis /sc
Por Luciana Pedrosa Marcassa (Autor), Luiza dos Reis Aguiar (Autor), Patricia Buss (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este texto trata dos aspectos políticos e pedagógicos de uma experiência com a Educação Física escolar em uma escola pública da periferia urbana de Florianópolis. Tais aspectos são discutidos a partir de uma pesquisa realizada no âmbito da organização do trabalho pedagógico da educação física, vivenciada durante o Estágio Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC. O conhecimento da conjuntura educacional brasileira, da realidade das escolas públicas estaduais de Santa Catarina, bem como dos limites e dilemas que perpassam o desenvolvimento do trabalho pedagógico da Educação Física escolar em zonas de risco e vulnerabilidade social, apontam inúmeras dificuldades, mas também algumas possibilidades de ensino e de apropriação de conhecimentos sobre a cultura corporal na escola. Palavras-chave: Educação Física, escola, zonas de risco e vulnerabilidade social