Resumo

Os impactos dos determinantes sociais na condição de vida da população vêm sendo discutidos nas últimas décadas. O aumento da vulnerabilidade social e a consequente diminuição da qualidade de vida é um desses impactos. Nesse contexto, a Educação Física tem sido apontada como um dos componentes do currículo que podem contribuir para conscientizar os/as estudantes sobre a temática Saúde. Entretanto, há uma abundância de estudos que relacionam saúde e atividade física, apenas com a intenção de estabelecer uma relação de causa e efeito entre exercício físico e saúde, negligenciando as influências sociais na saúde individual e coletiva. Soma-se a este cenário as incertezas do trabalho docente deste professor/a na formação de um cidadão crítico que compreenda diversos determinantes de saúde e possa resistir, enfrentar e agir no seu ambiente. Como professor de Educação Física, acredito que seja meu papel trazer o tema saúde como conteúdo das aulas. Partindo dessa premissa, em meu percurso docente venho construindo práticas pedagógicas que estimulem meus alunos e alunas a refletirem sobre os aspectos sociais sobre a saúde. Mas, quais são as assunções, as características e os impactos da prática que tenho construído? Como posso aperfeiçoála? Em busca de respostas para essas perguntas, ainda pouco descritas na literatura da área, realizo a presente pesquisa com o objetivo de elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática para o ensino de temas relacionados à saúde nas aulas de Educação Física e autoestudo minhas ações durante a elaboração, implementação e avaliação da proposta didática, refletindo sobre minhas concepções sobre saúde, os conteúdos selecionados e meu aperfeiçoamento como professor utilizando como metodologia de pesquisa o autoestudo. Conclui-se que esta prática pedagógica contextualizada possibilitou aos alunos o desenvolvimento da consciência crítica na identificação das vulnerabilidades sociais e na sua relação com a saúde. Embora realizada remotamente, a atividade permeou o diálogo trazendo questões problematizadoras e estimulando discussões na busca pela identificação das incoerências de discursos unicamente biológicos para obtenção da saúde, assim como estimulou também o aprofundamento na análise de determinantes sociais diversificados presentes na sociedade e na vida dos alunos, a priori, generalizados e, a posteriori, em suas relações com as culturas corporais. Entendo existir quatro fases em minha vida de entendimento da temática saúde nas aulas de Educação Física avançando neste estudo na compreensão de como desenvolve-la numa perspectiva social, com analise dos determinantes sociais.

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