Associação do comportamento sedentário com o sexo e o tipo de escola em adolescentes brasileiros

Por Lucas Mattheus Pereira Lima (Autor), Cayo Vinnycius Pereira Lima (Autor), Bruno Barbosa Giudicelli (Autor), Arnaldo Tenório da Cunha Junior (Autor), Leonardo Gomes de Oliveira Luz (Autor).

Parte de Escola e promoção da saúde. Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância a na adolescência . páginas 48 - 65

Resumo

A atividade física e o comportamento sedentário são variáveis independentes, dado que a atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso (CASPERSEN, POWELL & CHRISTENSON, 1985), enquanto o comportamento sedentário compreende a atividade em uma postura sentada ou reclinada enquanto acordado, caracterizada por um gasto de energia ≤ 1,5 equivalentes metabólicos (METs) (TREMBLAY et al., 2017). Ao longo do dia, um indivíduo pode cumprir com as recomendações de atividade física, mas realizar atividades sedentárias com alta frequência (DIAS et al. 2014). Entretanto, adolescentes insuficientemente ativos têm maior chance de apresentar comportamentos sedentários (DIAS et al., 2014).