Editora Performance. None None. 190 páginas.

Sobre

Prefácio

Aárea da atividade física e saúde se consolidou no Brasil e a participação dos grupos de pesquisa foi muito importante para esse processo. No Nordeste, o Grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS) tem contribuído na produção do conhecimento na área e também na organização de eventos científicos, em particular o Encontro Arapiraquense sobre Atividade Física, Esporte e Saúde (ENCAAFES) que está na sua quarta edição. A partir das últimas edições do ENCAAFES surgiu a ideia deste livro: ESCOLA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência. Uma grande oportunidade de se aprofundar na temática a partir da leitura dos nove capítulos escritos por especialistas de várias regiões do Brasil e dois especialistas internacionais, fundadores da International Physical Literacy Association (IPLA). O livro apresenta a temática com diferentes enfoques para a promoção da atividade física e saúde. É realizada uma análise da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) com o objetivo de identificar a associação entre o nível de atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes com o tipo de escola e o sexo. Apresenta reflexões histórica e conceitual das escolas promotoras de saúde e aponta possibilidades para a sua implementação. Apresenta a Teoria e prática da Physical Literacy e exemplos de sua utilização.

Sumário